A Missão ALEF é uma organização missionária que existe para MOBILIZAR, CAPACITAR e MOTIVAR pastores e líderes para desenvolverem ações que promovam TRANSFORMAÇÃO em suas comunidades através de IGREJAS LOCAIS.

Nossa visão

Igrejas saudáveis trabalhando juntas para a transformação de comunidades, visando a glória de Deus.

Nossos valores
  • Transparência
  • Parceria
  • Simplicidade
  • Integralidade
  • Serviço
  • Unidade
  • Compaixão

Nossa história

A Missão ALEF nasceu dez anos atrás em Felipe Camarão, bairro de Natal, capital do Rio Grande do Norte. Mas sua história começa antes disso.

Os evangélicos de Natal começaram a ser despertados para o desafio de Felipe Camarão em setembro de 2003, no Seminário Teológico-Estratégico Modos de Enfrentamento da Pobreza promovido em Natal, no qual ficou clara a urgência de voltar os olhos para a região. Naquele mesmo ano, uma pesquisa realizada pelo Serviço de Evangelização para a América Latina (Sepal) apontou a presença de muitas igrejas naquele bairro.  Esses dois fatores motivaram um primeiro encontro para refletir sobre a contribuição que as igrejas poderiam dar para a reversão dos cruéis indicadores sociais de Felipe Camarão.

A pergunta central no encontro era o porquê essas duas realidades (a combinação dos piores índices de desenvolvimento humano e a concentração de igrejas) não se cruzarem durante anos, permanecendo isoladas e intactas, como se não coexistissem. Porque a forte presença da igreja não se traduz em transformações do contexto injusto em que está inserida? As perturbadoras constatações sobre a apatia das igrejas em relação aos alarmantes desafios sociais levaram os líderes a refletir sobre a necessidade de dar continuidade a este trabalho.

Em 2005, enquanto eram realizadas reuniões mensais nas mais diversas igrejas do bairro, uma pesquisa patrocinada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte ia descobrindo cada igreja de Felipe Camarão. Ao longo destas reuniões, uma rede de igrejas e líderes foi sendo construída coletivamente. Em dezembro de 2005 a ALEF foi oficialmente criada, com o objetivo de reunir as igrejas que atuam localmente para o desenvolvimento de programas focados na transformação comunitária e missão integral.

Na atualidade um número superior a cem igrejas evangélicas atuam na região que concentra parte dos mais difíceis indicadores sociais de toda a cidade. Impactados por esta realidade, líderes das igrejas locais se uniram para fazer frente aos níveis assustadores de injustiça, miséria e violência urbana ao seu redor. Com o passar dos anos tornou-se claro que esta realidade ilustrava um cenário comum a muitas outras comunidades por todo o país.

O movimento iniciado com um pequeno grupo de irmãos no bairro de Felipe Camarão, em Natal-RN, ao longo dos anos vem envolvendo, alcançando e servindo centenas de pastores e líderes que atuam em muitos outros bairros e comunidades locais por meio de igrejas e ministérios de 14 Estados do Brasil, principalmente no Nordeste e no Norte, em regiões urbanas e também rurais.

Frente a estes desafios, a ALEF tem trabalhado para promover uma unidade pratica das igrejas nestas regiões empobrecidas em torno da sua missão integral transformadora, dedicando-se a mobilizar e equipar lideres, para que empreendam ações de desenvolvimento comunitário, envisionamento e formação de liderança, com vistas a impulsionar um articulado trabalho conjunto entre as igrejas para transformar suas comunidades locais por meio do Evangelho Integral.

Em 2013, a ALEF deu inicio ao seu Congresso anual, que tem reunido centenas de pastores e líderes do Norte e Nordeste todos os anos em torno da visão do Reino de Deus.

Desde 2015 como uma organização missionária, a Missão ALEF atualmente vem buscando estender apoio e recursos a muitas outras regiões no Norte e Nordeste brasileiro, onde a realidade desafiadora da vulnerabilidade social convive lado a lado com o grande número de igrejas locais.

Com isto, esperamos contribuir para o desenvolvimento de movimentos onde o corpo de Cristo trabalhe em unidade para o alcance e transformação em comunidades locais, visando a glória de Deus.

Download PDF